Saúde Preventiva
Big Muxima pode e vai cooperar com um plano estratégico focado num Sistema Nacional de Prevenção fortemente ligado à educação. Através da educação, as pessoas estarão mais conscientes de fazer escolhas mais saudáveis, aumentando os conhecimentos sobre saúde e permitindo-lhes fazer escolhas com maior conhecimento de causa para si e para as suas famílias. A economia de Angola irá beneficiar por ter estudantes saudáveis e aptos a irem à escola prontos a aprender; os trabalhadores que estiverem livres de qualquer condição mental e física têm menos dias de baixa por doença, são mais produtivos, e ajudam a fortalecer a economia; os adultos, os mais velhos que permanecem física e mentalmente activos têm mais probabilidades de viver de forma independente. Deve ser a preocupação de toda a nação o lugar onde vivemos, onde aprendemos e brincamos. Há anos que sabemos que prevenir é melhor do que remediar.
Áreas a focar
-
Somos o que comemos. Os nossos corpos responderão e darão alertas com base no que consumimos. O ensino de hábitos saudáveis irá certamente reduzir a exposição a um grande número de doenças.
-
Promover as actividades físicas.
-
Patrocinar o bem-estar mental e emocional.
-
Programas de aconselhamento e apoio que ajudam a prevenir a gravidez na adolescência.
-
Programas de aconselhamento e apoio para ajudar a geração jovem a prevenir o risco de ser contaminada sexualmente.
-
Promover campanhas de imunização infantil e ensinar a importância de um sistema imunitário saudável.
-
Ensinar permanentemente a importância de ter um local para viver, trabalhar e brincar livre de germes, sujidade, água contaminada, lixo, insectos, mosquitos, etc.
-
Aumentar a sensibilização em relação ao abuso de drogas e álcool.
-
Encorajar o melhor ambiente escolar para todos.
-
Encorajar o melhor ambiente doméstico para todos.
-
Encorajar uma vida activa, especialmente para os idosos.
-
Manutenção das relações sociais.
-
Viver sem fumar.
-
Ensinar como evitar o crime e a violência doméstica.
-
Proporcionar programas de ensino consistentes para os jovens em orfanatos, torná-los conscientes da importância da prevenção da Saúde, criar e publicar procedimentos de Saúde a seguir e difundir gradualmente os mesmos princípios para toda a comunidade, escolas, empresas, entidades governamentais. Os sectores público e privado devem estar envolvidos no programa para um melhor impacto.