"Education is the great engine of personal development. It is through education that the daughter of a peasant can become a doctor, that the son of a mine worker can become the head of the mine, that a child of farm workers can become the president of a great nation"

 

Nelson Mandela

QUEM SOMOS

Ensinamos jovens desfavorecidos a fazer acontecer os seus sonhos.

Big Muxima, é uma organização que nasce com o objetivo de desenvolver soluções de médio - longo prazo para as crianças/jovens dos orfanatos e centros de acolhimento de Luanda numa primeira fase, paulatinamente crescer e abraçar Angola, proporcionando o desenvolvimento de competências, o crescimento académico e profissional, através da disponibilidade de recursos, ferramentas que impulsionam os seus projectos e iniciativas, desafiando-os na fase inicial a projetar e desenvolver um lugar melhor para viver hoje e no futuro.
O principal foco será na Educação que é uma “arma poderosa” para o desenvolvimento de qualquer nação.
Big Muxima quer uma sociedade mais desenvolvida, mais próspera e vai usar todo o potencial e energia da juventude para a formação de um novo cidadão.
Saúde, Meio Ambiente e Formação Profissional também fazem parte do programa de desenvolvimento que Big Muxima tem na agenda e que conta com o apoio das administrações dos orfanatos, das empresas em Angola, parceiros internacionais, familiares e amigos, voluntários e todos os interessados que acreditam que juntos, vamos mais longe.

A NOSSA VISÃO, MISSÃO E VALORES

A Nossa Visão

Construir uma nação, construir um novo cidadão na conceção e desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social, apostando nas crianças e jovens dos orfanatos para contribuírem para uma sociedade mais empreendedora, cooperante, próspera e solidária.

A Nossa Missão

Trabalhar com alguns orfanatos da cidade de Luanda numa primeira fase, integrar novos orfanatos a medida que formos crescendo e paulatinamente ter uma cobertura nacional,  apostando em programas de Educação, Formação Profissional, Saúde e Meio Ambiente, com a visão de educar para o empreendedorismo, para a cidadania, para a vida, ensinar jovens desfavorecidos a fazer acontecer os seus sonhos.

Os Nossos Valores

  1. Excelência - Cumprimos com a nossa missão, com o máximo de profissionalismo e rigor, numa lógica de melhoria contínua e satisfação de todos.

  2. Resiliência transformadora - Transformamos problemas em desafios, através de uma postura pró-ativa face aos acontecimentos e desafios organizacionais.

  3. Sustentabilidade - Procuramos o equilíbrio económico-financeiro, social e ambiental no desenvolvimento dos nossos projetos não comprometendo, mas sim potenciando a qualidade de vida das gerações futuras.

  4. Solidariedade - Aseguramos que todos sejam justamente tratados, numa relação de proximidade em que o interesse geral esteja sempre presente.

  5. Respeito - Respeitamos a diversidade de raças, etnias, géneros, religiões, crenças, opções partidárias e políticas. Somos mais fortes e vamos mais longe se for pela raça humana.

  6. Transparência - Divulgamos regularmente as nossas atividades, sustentadas em fortes princípios éticos, criando assim relações de confiança e proximidade com os nossos parceiros.

  7. Inovação - Investimos na criação de novas soluções com uma aplicação prática e dinâmica, como fonte geradora de valor para o país.

O QUE FAZEMOS

Educamos para o empreendedorismo, para a cidadania, para a vida

  • 01 - Plantamos o futuro no passado, vamos regar no presente com educação, formação profissional, adubar com amor, dedicação, podar com paciência e colher os frutos  com excelência.

  • 02 - Desenvolvemos ideias criativas com a participação dos jovens, transformamos as ideias em produtos, apostamos na qualidade, criamos um mercado para venda e distribuição, gerando receitas para os orfanatos.

  • 03 - Criamos pontes entre os jovens e os potenciais parceiros nacionais e internacionais, procuramos criar uma relação de confiança para que os projectos nasçam, saiam do papel, sejam financiados, monitorados desde o começo ao fim e se tornem uma realidade. O produto final pode gerar receitas com as vendas e todo lucro deverá servir para reinvestir em novos projectos.

  • 04 - Organizamos encontros para trocas de experiências, debates para desenvolver o hábito da partilha de opiniões, aprendendo a ouvir e a respeitar as outras opiniões.

  • 05 - Procuramos parceiros nacionais e internacionais para financiar programas de formação de curto-médio prazo para todos os jovens, com prioridade para orfanatos, que têm pela frente o primeiro desafio no mercado de trabalho.

  • 06 - Pedimos apoio aos parceiros nacionais (empresas) dentro dos seus programas de responsabilidade social, criar a oportunidade de estágio para jovens, enfrentar a primeira oportunidade de emprego, priorizando os jovens dos orfanatos, com bom aproveitamento no ensino médio ou universitário e um excelente comportamento dentro das instituições onde vivem.

  • 07 - Apostamos porque acreditamos fortemente na educação da nova geração, plantando uma nova consciência de um novo cidadão, respeitando os princípios morais e cívicos, respeitando os símbolos da nação, respeitando e amando o próximo. Os programas de educação bem como os formadores, vão estar fortemente determinados para o sucesso da juventude.

  • 08 - Promovemos o interesse pelo teatro, dança e todas as outras formas de arte para promover o bem-estar social, a partilha, a comunicação e principalmente a rede de contactos que se cria.

  • 09 - Cultivamos o bem estar, criamos parcerias com grupos de Zumba Fitness bem como outras atividades físicas para gerar o hábito da prática desportiva. O desporto é uma ferramenta social poderosa que reúne pessoas de diferentes origens étnicas, culturais, religiosas e socioeconómicas, também desempenha um papel importante na melhoria da saúde física e mental e na promoção da cidadania ativa e da inclusão social. É um bom ponto de partida para a promoção da educação baseada em competências para a vida e estilos de vida saudáveis.

  • 10 - Promovemos intercâmbio com jovens de vários países, através de programas específicos realizados nos orfanatos ou virtualmente usando as redes sociais. Conviver com culturas diferentes tem um impacto direto na forma em que socializamos com os demais, em como avaliamos o outro e como somos percebidos em sociedade. Os jovens aprendem a respeitar verdadeiramente as diferenças e a entender que as suas opiniões e pensamentos não são os únicos corretos e válidos. Abrir os olhos para uma outra realidade faz uma pessoa repensar os seus próprios conceitos. A visão de mundo muda e, aos poucos, ela passa a ver até as suas próprias raízes e tradições de maneira diferente.

  • 11 - Protegemos o meio ambiente, desenvolvemos programas educativos para que os jovens possam aprender e aplicar no dia-a-dia a importância da preservação do meio ambiente. Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar. Ensinamos que tudo pode começar no meio onde vivem.

  • 12 - Apostamos na saúde preventiva, desenvolvemos programas educativos em colaboração com profissionais de saúde para ensinarmos aos mais novos e a juventude que as doenças podem ser reduzidas se aprendermos a prevenir. Todos nós sabemos que é doloroso ter de lutar contra alguma doença que debilita a nossa disposição e nos rouba a qualidade de vida. Por isso, há inúmeras formas de treinar os mais jovens que serão os guardiões dos mais novos de como prevenir as doenças, começando pela higiene pessoal, alimentação saudável, exercícios físicos etc. Criando um ambiente de conhecimento e bons hábitos, conseguimos criar mecanismos de defesa.

  • 13 - Tomamos decisões com dados mais reais, criamos uma base de dados que nos permitirá armazenar dados importantes de todos os orfanatos e centros de acolhimento em Luanda e paulatinamente no resto do país, de forma que possamos consultar e atualizar sempre que necessário. Para esta organização tomar decisões e traçar objetivos estratégicos precisa de ter acesso aos dados como o número de crianças e adolescentes que existem, idades, género, local de nascimento e outros dados importantes, com maior rapidez. A nossa base de dados é uma ferramenta digital que ajuda a nossa organização interna, mantém activo o nosso relacionamento com o nosso público alvo, vai ajudar a definir os rumos da nossa organização.

QUERES AJUDAR?

POSSO SER VOLUNTÁRIO/A

Posso doar parte do meu tempo

Usa os teus talentos pessoais para ajudar a nossa equipa e os orfanatos. Estamos sempre à procura de pessoas talentosas e apaixonadas por dedicar o seu tempo para apoiar uma causa beneficente. Se queres fazer pessoalmente a diferença na vida de quem mais precisa, há várias formas, uma delas é juntares-te ao Big Muxima.

Precisamos de ti para:

  • Ler para as crianças

  • Contar histórias

  • Ensinar a pensar

  • Ensinar a interpretar texto

  • Ensinar a debater e a respeitar opiniões

  • Ensinar a ler e a escrever correctamente

  • Ensinar a fazer resumos

  • Ensinar a escrever cartas e mandar correspondência

Vem doar quantas horas quiseres, o tempo que tiveres será sempre bem aproveitado.

TENHO ROUPA/ BRINQUEDOS/ LIVROS PARA DOAR

Toda Ajuda é Bem-Vinda

Facilmente se enche um saco ou caixote com peças de roupa, calçado que já não servem, que passaram de moda, que estão gastas ou que simplesmente não usa. Roupas que podem ser ainda muito úteis para outras pessoas, que não têm dinheiro para comprar e aceitam roupa doada.

Se quiseres doar (roupa, calçado etc.), nós estamos aqui para ajudar, há várias opções, a escolha é tua.

  1. Quando tiveres tudo preparado, marcamos um encontro diretamente num dos orfanatos e fazes a entrega pessoalmente, nós acompanhamos.

  2. Fornecemos o endereço e os contactos e poderás fazer a entrega diretamente, sem o nosso acompanhamento.

  3. A terceira opção, fazes a entrega  ao Big Muxima e nós fazemos a distribuição.

TENHO COMIDA PARA DOAR

Refeições, Fruta, Cesta Básica

  • Tens alimentos bons para consumo e queres doar aos orfanatos?

  • Tens legumes bons para fazer uma rica sopa?

  • Tens fruta em bom estado de conservação que sirva para as crianças e adolescentes dos orfanatos?

  • Queres preparar algumas refeições e oferecer aos mais novos dos orfanatos?

  • Nas compras da semana ou do mês, comprastes legumes a mais. Antes que se estraguem, queres oferecer a um orfanato para eles fazerem uma sopa quentinha?

Clothes Donation